OFERTA TURÍSTICA
Análise da oferta turística, dos produtos, experiências oferecidas e agentes sociais turísticos do Douro.
A presente linha pretende investigar a construção da hospitalidade turística na região do Douro. Para este fim, define-se um conjunto de questões que conduzem o seu desenvolvimento:
- a) Avaliação, caraterização e delimitação do território; a história do turismo no Douro; viagem e acessibilidades; alojamento; restauração; animação turística e lazer;
- b) Produtos turísticos diferenciadores: Turismo cultural, turismo religioso, turismo de natureza, turismo de cruzeiros fluviais, turismo rural, turismo alimentar, enoturismo, entre outros;
- c) Experiências turísticas no Douro: Museus e turismo; Ciclos festivos e turismo; Centros de interpretação; Paisagem e turismo; Arqueologia e turismo; Artesanato e turismo, Vinho e turismo…
- d) Análise social dos agentes turísticos: Políticos do turismo; Empresários; Instituições turísticas; técnicos de turismo; guias, trabalhadores; a educação e formação turística no Douro, camponeses, entre outros;
- e) Turismo, energias renováveis e eco-hotelaria.
Resultados esperados:
- - 18 artigos científicos;
- - 9 capítulos de livro;
- - 4 livros;
- - 1 documentário;
- - 4 guias;
- - 1 roteiro;
- - 1 catálogo;
- - 1 rede;
- - 1 web do projeto;
- - Outros: 2 teses de doutoramento (uma em turismo).
PROCURA TURÍSTICA E EFEITOS
Procura turística e efeitos do turismo no Douro.
A terceira linha do projeto incide sobre a procura turística, através de técnicas metodológicas mistas (quali-quantitativas), e sobre os efeitos da relação entre oferta e procura no destino e nos visitantes. Assim, foca-se nos seguintes elementos:
- a) Perfil social e económico dos visitantes; motivações turísticas; práticas sociais dos visitantes; avaliação do destino e da experiência pelos visitantes; rotas realizadas e mobilidades pela região; análise qualitativa (observação-participante) da procura turística;
- b) Os atributos do Douro mais relevantes para a sua escolha como destino turístico e identificação de grupos ou segmentos com preferências homogéneas relativamente às características que definem produtos/serviços alternativos;
- c) Avaliar as perceções da população local perante as atividades turísticas, para perceber o seu envolvimento/não envolvimento, e identificar possíveis nichos de atividade nos quais se podem desenvolver experiências coletivas de empreendedorismo, especialmente por grupos de jovens e de mulheres;
- d) Os efeitos sociais, económicos e ambientais do turismo na região do Douro, nos seus habitantes e nos seus patrimónios culturais e naturais.
Resultados esperados:
- - 8 artigos científicos;
- - 6 capítulos de livros;
- - 1 documentário;
- - 1 web;
- - 1 tese de mestrado;
- - 1 pós-doutoramento.
IMAGEM E RELATOS
A imagem produzida e os relatos turísticos do Douro: Comunicação e mediação turística.
O turismo na região do Douro é um turismo de nicho que precisa de uma reflexão científica ponderada sobre a imagem e a comunicação turística do destino, de forma a construir uma imagem na qual o visitante seja parte de uma solução sustentável e consciente para este destino turístico. A partir deste contexto, tem-se em conta os seguintes assuntos:
- a) Análise da imagem turística oficial-pública e empresarial-privada; o Douro na literatura turística nacional e internacional;
- b) Os postos de turismo da região e a comunicação turística;
- c) A imagem e o discurso UNESCO do Douro como património cultural da humanidade.
- d) Outras formas de comunicação turística (cinema, documentários, literatura, blogs, webs, TV, rádios, trivago, booking, entre outros);
- e) O posicionamento turístico imaginário geoestratégico;
- f) A imagem sentimental dos visitantes sobre o destino: imagem pré-durante-pós experiência.
Resultados esperados:
- - 3 artigos científicos;
- - 1 tese de mestrado;
- - 1 pós-doutoramento;
- - 1 livro;
- - 2 capítulos de livro.
MARKETING DIGITAL E TECNOLOGIAS
Marketing digital e novas tecnologias para desenvolvimento do turismo no douro.
A linha de investigação em apreciação dedica-se à investigação da utilização e do desenvolvimento de ferramentas de marketing digital, bem como de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), aplicadas ao turismo do Douro. Para tal, formula-se os seguintes aspetos:
- a) Avaliação do nível de utilização de ferramentas de marketing digital e de novas TIC pelos agentes turísticos do Douro;
- b) Análise comparativa com outros destinos turísticos semelhantes ao Douro e/ou com utilização de ferramentas e tecnologias inovadoras;
- c) Avaliação da valorização e recetividade dos turistas do Douro a ferramentas e tecnologias inovadoras;
- d) Propostas de estratégias de aplicação de ferramentas de marketing digital pelos agentes e unidades turísticas do Douro;
- e) Desenvolvimento de protótipos de plataformas digitais interativas e outras ferramentas de marketing digital para o turismo do Douro.
Resultados esperados:
- - 4 artigos científicos;
- - 2 capítulos de livros;
- - 6 comunicações em congressos;
- - 1 tese doutoral;
- - 4 teses de mestrado;
- - 2 produtos audiovisuais;
- - 2 softwares;
- - 1 patente.