O presente projeto de investigação pretende colmatar o fosso existente entre as potencialidades do Douro e o seu desenvolvimento, maximizando o papel do turismo na estimulação da economia local, sob uma perspetiva sistémica e holística. Para este fim, é fundamental que a oferta se revele diferenciadora e promotora das vantagens competitivas da região, ao encontro de uma procura cada vez mais exigente, mais informada e com uma variedade crescente de destinos alternativos ao seu dispor; adicionalmente, a componente tecnológica é fundamental para aproximar os dois grandes blocos do sistema turístico – a oferta e a procura.
A partir das premissas estabelecidas, define-se um conjunto de linhas orientadoras que norteiam o desenvolvimento da presente investigação:
- Qual a oferta turística do Douro (NUT III)?
- Qual é a procura atual e potencial para a região do Douro?
- Qual a mediação entre visitantes e visitados?
- Qual é a comunicação turística do destino do Douro?
- Qual o uso das novas tecnologias pelos agentes turísticos do Douro?
Cumulativamente, determina-se o turismo criativo, em sintonia com o marketing digital, enquanto produto central para a renovação, coordenação, diversificação e comunicação da oferta turística. Paralelamente, esta inovação de base tecnológica, convenientemente adequada ao contexto envolvente e aos visitantes, visa contribuir para a resolução dos problemas de desenvolvimento turístico no Douro.
A promoção da competitividade da região, assente nos serviços do turismo, na tecnologia e no capital simbólico refletido pelos recursos do território, enquadra o presente projeto nos desafios de especialização inteligente, previstos pela estratégia Europa 2020. Para além da vertente de crescimento inteligente (conhecimento, educação e investigação), o projeto visa um crescimento integrado (desenvolvimento local, criação de postos de trabalho e, consequentemente, coesão social e redução da pobreza) e sustentável (implementação de novas tecnologias no panorama ambiental e energético).
O projeto terá uma duração de 3 anos (fevereiro de 2016 / fevereiro 2019) e será desenvolvido pelo CETRAD, um centro de investigação com dilatada experiência na investigação do turismo e na elaboração de soluções de base tecnológica para a renovação e reinvenção da oferta turística dos destinos.
O projeto de I&D DOUROTUR – Tourism and technological innovation in the Douro, n.º da operação NORTE-01-0145-FEDER-000014, é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020).
ENQUADRAMENTO DO PROJETO NO CETRAD
O presente projeto de investigação pretende colmatar o fosso existente entre as potencialidades do Douro e o seu desenvolvimento, maximizando o papel do turismo na estimulação da economia local, sob uma perspetiva sistémica e holística. Para este fim, é fundamental que a oferta se revele diferenciadora e promotora das vantagens competitivas da região, ao encontro de uma procura cada vez mais exigente, mais informada e com uma variedade crescente de destinos alternativos ao seu dispor; adicionalmente, a componente tecnológica é fundamental para aproximar os dois grandes blocos do sistema turístico – a oferta e a procura.
A partir das premissas estabelecidas, define-se um conjunto de linhas orientadoras que norteiam o desenvolvimento da presente investigação:
- Qual a oferta turística do Douro (NUT III)?
- Qual é a procura atual e potencial para a região do Douro?
- Qual a mediação entre visitantes e visitados?
- Qual é a comunicação turística do destino do Douro?
- Qual o uso das novas tecnologias pelos agentes turísticos do Douro?
Cumulativamente, determina-se o turismo criativo, em sintonia com o marketing digital, enquanto produto central para a renovação, coordenação, diversificação e comunicação da oferta turística. Paralelamente, esta inovação de base tecnológica, convenientemente adequada ao contexto envolvente e aos visitantes, visa contribuir para a resolução dos problemas de desenvolvimento turístico no Douro.
A promoção da competitividade da região, assente nos serviços do turismo, na tecnologia e no capital simbólico refletido pelos recursos do território, enquadra o presente projeto nos desafios de especialização inteligente, previstos pela estratégia Europa 2020. Para além da vertente de crescimento inteligente (conhecimento, educação e investigação), o projeto visa um crescimento integrado (desenvolvimento local, criação de postos de trabalho e, consequentemente, coesão social e redução da pobreza) e sustentável (implementação de novas tecnologias no panorama ambiental e energético).
O projeto terá uma duração de 3 anos (fevereiro de 2016 / fevereiro 2019) e será desenvolvido pelo CETRAD, um centro de investigação com dilatada experiência na investigação do turismo e na elaboração de soluções de base tecnológica para a renovação e reinvenção da oferta turística dos destinos.
O projeto de I&D DOUROTUR – Tourism and technological innovation in the Douro, n.º da operação NORTE-01-0145-FEDER-000014, é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020).