No próximo 6 de Dezembro, a UTAD sediará o seminário “Doçaria popular e dinâmicas do patrimônio cultural”, com a presença do orador Ricardo Manuel Ferreira de Almeida, do Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, e da comentadora Rosa Cramez, da Casa Lapão. Além do debate, haverá prova comentada de doces conventuais. Participem!
Notas biográficas:
Ricardo Manuel Ferreira de Almeida nasceu em Angola, a 11 de Agosto de 1972. Licenciado em Antropologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (PT), Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra (PT), com tese sobre Cirurgia Plástica, e Doutor em Sociologia pela Universidade do Minho (PT), com tese sobre organização social dos grupos de teatro amador. Desenvolve a sua actividade profissional no domínio da educação desde 1997, como professor do ensino secundário, formador do ensino profissional nas áreas da Animação Sociocultural e Sociologia, e no ensino universitário, na área da Sociologia e Serviço Social. Foi tarefeiro, jornalista, activista cultural, locutor de rádio, sendo responsável pelos programas MÚSICA, MÚSICA na RVD (Rádio Voz do Douro) de São João da Pesqueira, VOLTAR À TERRA, na RVM (Radio Voz do Marão) e na UFM (Universidade FM), todos dedicados à Música Tradicional. Participou no programa PESSOAL E COLECTIVO na Terra Quente FM, como comentador. É músico, actor e dramaturgo, fundou os grupos A Trouxa Mouxa – Teatro e Gaitas de Fole e Ao Toque de Vila Nova (música tradicional portuguesa). Tem publicações na área da poesia, teatro, antropologia e sociologia, e os seus textos de teatro foram representados em Portugal e no Brasil; venceu o Prémio Literário Campos Monteiro com o romance “Noticiário da Vida de José dos Passos”. Os seus interesses de estudo são a Sociologia do Corpo, Género e Sexualidade, Sociologia do Teatro, Etnografia Portuguesa (www.etnografiatransmontana.blogspot.com) e Música Tradicional, Antropologia Médica, Sociologia da Saúde, Sociedades Medievais, Educação e Animação Sociocultural.
Rosa Cramez é licenciada em turismo pela UTAD, mestranda em antropologia pela UTAD e empresária de Casa Lapão (doçaria conventual e tradicional portuguesa), uma das grandes referências alimentares em Vila Real. Bolseira do projeto Cultour plus (http://www.cultourplus.info/pt/ ) – Inovação e capacitação em turismo cultural. Empreendedorismo para rotas culturais europeias-, projeto da UTAD financiado pela União Europeia. Pesquisa sobre doçaria conventual, área na qual está a desenvolver a sua tese de mestrado em antropologia. Também desenvolve projetos de desenvolvimento no campo da alimentação local e tradicional na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.